Artigos - Ambiente de trabalho e competição

DEZEMBRO / 2015

Ambiente de trabalho e competição

 

Criar um clima bom, um ambiente saudável de trabalho é fundamental para os resultados de qualquer negócio e também pela satisfação de conviver com pessoas felizes.

Contudo, é possível observar que o grande problema nas empresas e nos programas de motivação é que eles querem motivar. Porém, não perguntam às pessoas o que as motiva.

Treinam técnicas e não treinam comportamento, ou seja, a mudança de atitude. Criar um ambiente cooperativo, de camaradagem e ao mesmo tempo competitivo é o grande desafio e este passa por treinamento motivacional e comportamental principalmente a partir de uma liderança que tenha esta visão cooperativa no trabalho, sem descuidar da força motivadora das metas.

É bom lembrarmos que a competição entre colegas de trabalho pode alcançar níveis preocupantes. Lidar com a falta de ética entre colegas no ambiente de trabalho é um desafio. Eu penso que esta competição é boa desde que se mantenha o espírito de equipe.

Uma empresa é sim competição, mas também é amizade e camaradagem e é onde passamos a maior parte do tempo de nossas vidas. As metas são importantes, os objetivos são importantes, mas tudo isto só tem sentido se tivermos ética.

Simplesmente não dá mais para ser parado pelo guarda de trânsito, após uma falha e querer subornar para ficar ileso às nossas responsabilidades e às consequências dos nossos atos. E isso devemos ensinar nas empresas e principalmente aos nossos filhos.

Muitas pessoas trazem problemas pessoais para dentro do ambiente de trabalho. O diálogo ainda remove montanhas. Devemos mostrar que quando se vive a empresa deve respirar empresa e quando se vive a família e lazer idem.

As pessoas têm o péssimo costume de trocar. Em casa fala mal o chefe e descarrega na esposa e na empresa lembra que ama a esposa e tem saudade. E logicamente tudo isso reflete em maus resultados.

É importante mostrar que palavras são palavras, promessas são promessas, desculpas são desculpas, mas vivemos em função de resultados e estes são prejudicados quando o ambiente não é bom principalmente em razão de problemas pessoais.

É claro que não se pode exigir que lá fora seja “sentimento” e aqui dentro “pensamento”. As pessoas não se desligam do sentimento, mas nós podemos mostrar o limite onde tudo isso pode chegar.

Conhecimento destrói incertezas, mas se vier adicionado com união de equipe, estaremos com um time imbatível.

Créditos : RENOVE

Veja também: Outros Artigos