Artigos - Aprenda com os erros e sonhe grande!

NOVEMBRO / 2015

Aprenda com os erros e sonhe grande!

 

Um pré-requisito básico para trabalhar na Microsofté ter falido pelo menos uma vez na vida. Cerca de 45% dos executivos que lá trabalham já faliram alguma vez.

Não estou dando ênfase em “quebrar”, muito pelo contrário. É claro que isso não é um bom negócio. Analisando essa questão alguém que já faliu conhece os caminhos mais difíceis de uma crise, de conflitos, de pressões, de risco e está apto para enfrentar a batalha que precisa ser vencida dia a dia.

É uma questão de análise de mercado, de ponto-de-vista. Quando, por exemplo, você vê uma pessoa de meia idade com um filho de 19 anos e outro de cinco anos você já se questiona: “Esse filho de cinco veio para celebrar ou para consertar?”. Geralmente, nestes casos, o filho de cinco é do segundo casamento.

É preciso ter a visão do sonho, do planejamento e da execução. E o plano já começa com o sonho. É preciso sonhar grande, porque sonho pequeno não rola, não faz acontecer. E a execução, o “colocar em prática” depende da pró-atividade em fazer, da iniciativa, do conhecimento e da atitude que cada um traz consigo.

Certa vez, perguntaram para um faxineiro da NASA: “O que você faz aqui?”. Ele respondeu: “Estou ajudando a levar o homem para a Lua”. Isso é atitude com altitude.

Se o seu filho disser que quer ser piloto de avião, você tem que dizer a ele que vai, então, ser piloto da NASA, porque se for da TAM já estará bom.

Você aprende com seus erros? Você sonha alto? Já parou para fazer essas indagações, naqueles momentos em que você está sozinho e tem a oportunidade de fazer uma autoavaliação e de ser realmente franco na resposta que dará a si próprio? Foi citado o exemplo do Bill Gates, porque acredito sinceramente que os erros ensinam mais a errar menos, a economizar caminhos, a acertar mais, a ser mais efetivo.

Seus empreendimentos terão problemas se você não estiver aprendendo mais nada nos últimos meses ou, ainda, se você não sabe o que faria se perdesse o seu negócio. Você não está se divertindo com seu trabalho? Você anda irritado com ele? Problemas à vista!

Um pai, um avô deixa como legado a sua moral, a sua forma de viver, o caráter, a honestidade, o trabalho, o estilo de uma vida que pode até ser melhorada pelos netos, mas para que isso aconteça, eles, os netos, precisarão deste legado.

O que você está construindo para a sua eternidade? O que você tem feito de sua vida? E seu trabalho? E sua família? E para Deus?

Dizem que se conselho fosse bom ninguém dava, vendia. Mas, mesmo assim, vai aqui um: “Não construa suas verdades num castelo de areia, serão apenas meias-verdades e isso tem um nome: mentira”. Não minta para si mesmo, olhando-se no espelho, murchando a barriga e dizendo para todo mundo que está bem.

Créditos : RENOVE

Veja também: Outros Artigos