Artigos - Cuidados em tempos de crise

DEZEMBRO / 2015

Cuidados em tempos de crise

 

O Brasil vem atravessando um período de instabilidade política e econômica, com consequências preocupantes para todos os segmentos econômicos e para agravar a situação, não existe uma previsão de melhora ou mudança a curto prazo.

Este cenário, que estamos atravessado, desde o ano passado, 2014, continua apresentando uma forte piora neste ano e com certeza enfrentaremos um segundo semestre com uma situação muito mais difícil.

Empresas com baixo volume de produção, desemprego em alta, inadimplência ultrapassando todas as previsões e inflação bem acima das estimativas são características da situação atual.

Para enfrentar este cenário, observamos que as empresas, comércios e condomínios, buscam de todas as formas meios para conter seus custos, procurando adaptá-los a realidade atual.

O momento requer que todas as despesas sejam revisadas, analisadas e questionadas, porém, se faz necessário muita coerência e profundidade nas análises.

Não podemos apenas buscar uma redução de custos imediata e esquecermos a qualidade, a segurança e a responsabilidade. Temos que ter cuidados com os “milagreiros” que oferecem preços fantásticos, propostas excepcionais, mas não conseguem entregar o que prometem e o pior, podem deixar heranças “malditas”, que elevarão em muito suas despesas.

Todos sabemos que o custo Brasil, é muito alto, para todos os seguimentos de nossa economia. Taxas, encargos trabalhistas e impostos, são fatores que não podem ser ignorados quando da formação de preços. Por isso temos que ter cuidado nas analises.

Quando estiverem analisando um contrato, negociando uma nova proposta, buscando um novo fornecedor, visando redução nos custos, conheça quem são, visite suas instalações, visite alguns clientes, tirem referencias. É melhor dedicar esforços nesta fase do que ter dor de cabeça e passivo no futuro.

Cuidado com as ações de redução de custos para não cortar atividades essenciais que possa afetar o futuro e ainda gerar desconfortos dentro do seu estabelecimento.

É importante que o relacionamento entre fornecedor e cliente seja transparente, franco e de parceria. Um contrato para ser eficaz e eficiente tem que ser bom para ambas as partes e não esqueça, qualidade tem custo.

Lembre-se, nem sempre o menor preço é o melhor negócio, pense nisso.

Créditos : RENOVE

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